Resenha- A Elite



 

SINOPSE:
A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.


Em “A Seleção” America estava com o coração despedaçado por ter perdido seu primeiro amor. Ela resolveu participar da disputa, 1º porque estava destruída e 2º porque ajudaria sua família. Se ela realmente queria ser rainha? Se ela pensava em casar com o príncipe Maxon? Não! Isso estava longe dos sonhos e desejos de America, mas ao longo do livro vimos que as coisas mudaram e que talvez, talvez, houvesse uma esperança para o príncipe ganhar seu coração.
Nesse segundo livro continuamos acompanhando essa espécie de reality narrado em 1ª pessoa pela protagonista. Agora com 6 garotas na disputa, bem mais acirrada. Conhecemos mais dos outros personagens e mais uma vez nos encontramos com America na maior aventura de sua vida. Descobrir o que ela quer da vida! Não é isso que todos nós queremos? Saber quem nós somos e aonde queremos chegar? Acho que “A Elite” trata-se mais que tudo disso. Dessa busca por respostas.


Finalmente vemos coisas saindo por baixo dos tapetes do palácio, coisas não muito bonitas, devo acrescentar. O reino não é nem de longe o que o fizeram acreditar que era! Se a história das castas já parecia ruim, é ainda pior.
Penso o que seria de nós sem livros que nos contassem a nossa história, sem uma imprensa minimamente interessada em noticiar a verdade. Sem as redes sociais a esfregar nas nossas caras, o que “a imprensa não preocupada com a verdade” teima em esconder. E não posso imaginar outra coisa: estaríamos indefesos! Informação é poder. E o povo de Illea é um povo indefeso.
Ainda acredito que A Seleção é uma série sobre o amor. Sim, tem política, crítica social e filosofia. E em "A elite" autora foca um pouco mais na distopia. Mas independente do quanto torçamos pra que Illéa entre nos eixos, ao lermos essa série a nossa preocupação maior acaba sendo: “Quem vai ganhar a Seleção?” E principalmente “Quem America escolhera no fim das contas?”
Temos novamente essa protagonista doce, intempestiva e corajosa, que nada sabe sobre o país que ama e nem sobre si mesma e seu coração. E temos dois jovens homens um que parece saber exatamente o que quer e o que fazer com isso. E outro que sabe quem é, mas não sabe o que fazer com isso (ainda).
America está mais confusa que no 1º livro. O que me irritou em muitos momentos, mas eu pude compreender. Se você passa a vida toda conhecendo só lagos, vai ter um assombro se for colocado dentro de um barquinho em meio ao oceano. É assim que eu vejo America, como alguém que pode escolher entre a terra firme e o mar tempestuoso. Eu a entendo. Mas me aborreci.
O soldado Aspen está lá. Paciente ao lado dela, desde quando? Desde sempre! O cara que cresceu junto a ela, o cara que dividiu seus anseios e sonhos com ela. Ele é forte. Ele é autossuficiente. Ele sabe o que quer e ele jura que pode fazê-la feliz. Aspen é seguro, é cálido e é reconfortante. Uma vida simples estaria garantida. Como terra firme. Eu não sei se haveria palavras que expressassem como essa escolha seria a certa para ela fazer! A escolha certa. 
E na outra ponta está o príncipe Maxon. O desconhecido. O instável. E com a possibilidade de escolher qualquer outra menina da Seleção e deixar ela para trás. (possibilidade que aumenta muito nesse livro) Maxon que tem tantos segredos. Maxon que vem com o peso dela se tornar rainha. Maxon que tumultua seus pensamentos ora deixando-a feliz, ora deixando-a perdida. Maxon o príncipe confuso. Solitário. E que mais que tudo precisa dela para se tornar alguém ainda melhor. De tantas formas a escolha errada, a mais difícil, a mais incerta...
Que eu só posso pedir com todas as forças do meu coração que ela faça a escolha errada! Que ela deixe a terra firme e abrace o mar. America tem essa opção. Um amor que ao invés de mantê-la segura a instiga, impulsiona. Que a faz querer ser melhor. Infelizmente nem todos tem essa escolha na vida. Ou coragem para arriscar tanto.
Porque é verdade, Aspen é como a peça perfeita que encaixa seu quebra cabeça. Mas eu sempre acreditei que o amor não busca peças perfeitas. Ele busca justamente as que não encaixam de jeito nenhum. Para que, então, ele faça seu trabalho. Se fosse fácil não seria tão precioso. Ou tão difícil de achar.

Realmente não dá pra saber o que vai acontecer. Como ficará Illéa com sua monarquia e seu sistema de castas. Quem vai ser a futura rainha, quem Maxon vai escolher, quem America vai escolher... Dá apenas pra ansiar pelo próximo livro e torcer muito! Eu já tenho minha torcida. E você? Se você pudesse escolher o que escolheria?
Amei tanto esse livro! Fez-me pensar e lembrar...
Enfim, espero que a autora não desgrace tudo no final da série. rs Favoritei e dei 5 estrelas no Skoob.









A Elite
Autora: Kiera Cass
Edição: 1
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Páginas: 360
Tradutor: Christian Clemente

17 comentários:

  1. Sou Maxon sempre, desde a primeira frase dele. Se fosse a America essa disputa já teria acabado no primeiro livro. Concordo com você que é sim um livro de amor e dos mais românticos ainda. Mas nem vou ficar torcendo muito porque as duas ultimas trilogias que li a garota ficou com o outro que eu escolheria.

    Blog Prefácio

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oii Ju!!! Estou doidaaaa para ler A Seleção e A Elite!! Ainda não comprei (pedi de amigo secreto...será? rss), mas quero muito ler! Vejo muitas resenhas favoráveis!!

    Beijinhos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju! Menina que resenha, hei! Fiquei instigada a querer descobrir o que vai acontecer, mas ate o momento temos somente dois livros, mas isso não vem ao caso.
    Olha eu tenho os livros aqui, mas não deu para lê-los, sabe como é, uma lista enorme e tal. Mas tenho America como uma heroína, por ver nas resenhas como forte ela é, e como o destino de Ilhea esta praticamente nas suas mãos.
    Confesso que em primeira mão eu havia odiado o namorado dela quando a obrigou participar deste reality. Mas agora depois dessa resenha, acho que criei algo, um carinho por ele.
    E maxon, bom confesso eu me apaixonei por ele. Mas estou tendo minhas duvidas em relação a este príncipe.
    Bom você acabou me deixando bem intrigada a começar minha leitura e descobrir. Devo lhe dar os parabéns pela resenha que esta simplesmente maravilhosa.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li essa série, mas vou esperar o lançamento do 3º livro para fazer uma leitura conjunta.
    Gosto bastante dessas capas.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú! Da série eu só li O Príncipe, mas fiquei encantada com o estilo da autora e pretendo ler A Seleção e A Elite em breve, e com a sua resenha fiquei ansiosa! Tenho certeza que vou gostar muito do livro! Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Será que eu leio?? Ainda não sei.
    Sua resenha está incrível, mas acho que não estou no momento.
    Quem sabe quando sair o terceiro eu me anime mais!!

    Amei lindona!

    Bjks

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li apenas algumas partes da resenha porque ainda não li A Seleção... Adoro essas capas, são tão lindas!
    Além disso estou bem curiosa para entender como seria o "futuro" se a monarquia retornasse.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu ainda não li nenhum dos dois livros, porque quero eliminar os que não são séries para poder ler esses livros que são de coleção. Principalmente porque sou bem lerdinha. Demorei pra karamba pra ler cada livro da série Pretty Little Liars. Li até o livro 6, porque eu fiquei cansada. Agora já vai até o 9. Graças a Deus completei a minha colecão e pretendo reler novamente, até porque vai ser mais tranquilo, porque a resenha eu já soltei no blog. Enfim...

    Outra coisa, eu quero saber do terceiro livro dessa série da Kiera Kass, já saiu?
    Quando vai ser lançado?
    To doida pra saber, até porque achei a capa do livro MARAVILHOSA...até mais linda que essas duas ai.
    Enfim =]

    Se cuida minha querida e fiquei feliz de saber que vc ainda me acompanha
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu li A Seleção esses dias e já tenho A Elite aqui pra ler assim que passar o tempo, não quero acabar com essas duas histórias assim tão rápido! Mas achei America um sao, junto com as indecisões dela!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh!!
    Sou doida para ler essa série!! Desde que li a sinopse de A Seleção, o problema é que não estou com muito tempo para comprar :/
    E amei a sua resenha, me deixou ainda mais curiosa haha'
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  11. Adorei, quero muito ler os livros, mas ainda não pude comprar. Afinal tinha outras prioridades, tipo um certo casamento chegando rsrsrs

    Mas adorei sua resenha e espero poder ler logo.
    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, tudo bem?

    Ainda não li esse livro, apesar de ser fã da Kiera!!! Fui na tarde de autógrafos dela aqui no Rio e fiquei babando! Ela é incrivelmente simpática e me fez querer ler ainda mais A Elite. Mas ainda não tive tempo =( Não quis ler a resenha com medo de spoilers

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. olá! passando para lhe desejar uma boa semana com alegrias e paz! Ótimo post!!
    Beijos do Estante da Bea
    biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu era team Maxon mas chegando no final do livro A Seleção fiquei na dúvida, admito rs. Quero MUITO ler esse livro, preciso saber o que acontece >.< Aceito de presente viu Ju HAHA

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie amiga, tudo bem?
    Passando aqui para agradecer pela sua visitinha e dizer que vc deu uma sumidinha, até porque já é a segunda vez que passo em seu blog e não vejo ele atualizado, mas espero que esteja bem.
    Vou ficar aguardando por novidades.
    Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu adoro essa série, é muito legal!
    Sou apaixonada por ela, quero muito ler o novo livro.
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só li os resumos e algumas resenhas sobre esta trilogia; gostei muito do que li até agora. Participar de uma seleção pra ver quem vai ficar com o "príncipe encantado" parece aqueles programas de TV sobre namoro, hehehe... falando sério eu adorei a resenha, mas li por cima, afinal não li o primeiro livro (evitando spoilers) ... Espero que Maxon faça uma boa escolha ;)

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados