Entrevista com a autora: Ana Carolina Almeida Souza

Ana Carolina Almeida Souza é autora do livro A irmandade das Olívias. É jornalista, escritora, estudiosa de contos de fadas e uma pessoa de várias formas indefinível. Vem conhecer mais:


Quem é a Ana Carolina? Quais seus hobbies? O que te define?
Acho que essas três perguntas andam juntas, por isso vou respondê-las dessa forma. Tenho 22 anos, sou jornalista de formação, escritora de vocação e viajante de coração. Escrevo desde os 10 anos, quando a minha letra era horrível e eu não tinha conhecimento de mundo (não que isso tenha mudado muito), mas tinha a vontade de ter. E ainda tenho. Se fosse descrever o que me move, seria a fome de conhecer, de explorar, de interrogar e de instigar. Na comunicação me dedico à pesquisa de Contos de Fada, Disney e Pós Modernidade. Na literatura sou apaixonada por literatura fantástica, clássicos infanto-juvenis e um bom "era uma vez...". Hobbies: blogar, ler, escrever, ouvir música, muita música, pensar em enredos os quais não tenho controle sobre e arrumar a mala dos outros. O que me define: olha, acho que como todo ser humano não sou uma definição, não defnitiva, mas se fosse descrever isto em palavras seriam: Disney, Cinema, Caneta e Viagens.

Como surgiu o interesse pela escrita e como desenvolveu o enredo de seu livro?
Acho que como todo escritor que se preze, o interesse pela escrita veio da leitura e é por ela que ele é alimentado. O enredo surgiu através de uma história que eu conheci dentro da mitologia Celta, mas que está presente em várias outras mitologias (nórdica, persa, egípcia, grega e outras). Li sobre e logo pensei na história que queria contar. Uma história contemporânea sob uma inspiração ancestral.

Foi fácil conseguir editora para publicação?
Mais ou menos. Na veradde para se ter uma editora publicando o seu livro com 100% de investimento é praticamente impossível para escritores de primeira viagem. É por isso que normalmente quem vai publicar o seu primeiro livro, opta por fazê-lo de maneira independente e sem precisar da marca de uma editora. No meu caso eu tive um pouco de sorte, um pouco de paitrocínio (isso mesmo, "paitrocínio") e muito incentivo das pessoas que acreditavam no projeto e em mim. Acho que isso torna até os obstáculos menos problemáticos.

Você pretende escrever outros livros?
Sim. As ideias não param! No momento estou trabalho em três projetos ao mesmo tempo. Duas websérie literárias, o segundo livro da saga "A Irmandade das Olívias" e um embrião do próximo livro que não posso contar muitos detalhes...

O que torna o seu livro tão especial? 
Assim como todos os livros, apenas o fato dele ser um livro o torna especial. Quem gosta de ler e gosta de ter o objeto "livro" sabe o quão precioso é, desde o cheiro, até observar a brochura, a capa, o deseho e muito mais. No caso d' A Irmandade, acredito que a história fale por si só. Não lembro de ter lido algo parecido com o que eu estou me propondo com essa Saga, logo pode surpreender e até causar estranhamento. E nesses 22 anos, 12 os quais dediquei a literatura, sei que as vezes a história mais "estranha" é que mais te marca.



O que achou da entrevista da Ana?  Comente a entrevista e concorra a um Kit com 9 marcadores de páginas. É só comentar e deixar email ou twitter para contato. O melhor comentário leva.
 Boa sorte!

7 comentários:

  1. Amei o post!!!!!!!
    MARAVILHOSO
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista!! Só com o que a Ana Carolina respondeu, eu já achei super legal, imagina um livro dela? haha Fiquei bem curiosa e estou aguardando a resenha (: Bjão, Juliana!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei conhecer a escritora. Amei a postagem.
    Beijinhos e boa semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro entrevistas de autores nacionais conhece-los, saber como foi a travessia de cada um, todos nós sabemos o quanto é difícil, por isso faço questão de apresenta-los sempre no blog e divulga-los.
    Graças ao Paitrocinio achei super legal, ela pode realizar e concretizar seu sonho.
    Espero ler a resenha do livro!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito da entrevista, tão novinha e já jornalista. O que ela falou sobre conseguir uma editora é verdade.

    Publiquei meu livro, se puder dar uma passadinha lá no blog fiz uma matéria sobre. Segue o link abaixo:

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/2013/10/livro-o-caminho-do-renascer-jose-agenor.html

    José Agenor

    ResponderExcluir
  6. Com todo respeito, sua beleza é unica...

    ResponderExcluir
  7. É muito gentil da sua parte,
    mas a foto não é minha e sim da autora do livro A Irmandade das Olivias,
    Ana Carolina. E concordo que ela realmente é linda , se não bastasse ser linda, ainda escreve bem.
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados