Sobre "Se fosse fácil dizer adeus"



Acho que não sou a pessoa mais indicada para falar de despedidas. Não que não as tenha tido aos montes. Eu as tive. Eu as tenho todo tempo. O fato é que eu sou a menina que não foi ao velório do pai para não ter que se despedir. Porque era insuportável demais. Doído demais...
Mas não costumo dizer não aos meus amigos e a pedido de um amigo, estou aqui falando de algo que não tenho domínio nenhum.  “Dizer adeus”...
Eu queria olhar nos teus olhos e te dizer que tudo vai voltar ao normal, você vai esquecer e até superar. Eu te diria para ser forte só mais um pouco e que nunca mais isso vai acontecer de novo. “Vai ser fácil”. “Pessoas vêm e vão”...  “É preciso seguir”. E todas as frases clichês que coubessem dentro da tua dor, até não sobrar mais nenhum espacinho pra tristeza. Mas quando você olhasse nos meus olhos veria que não é tão simples assim.
Como você bem me descreveu, eu tenho as marcas de cada despedida na minha retina.
Para mim adeus é como um som,sabe? Uma melodia eterna que embala a nossa alma. No início você ouve a musica sem parar, o som é alto, ensurdecedor. Dói. Dói pra caramba. E queremos arrancar aquilo de dentro da gente até que não exista mais nada. Depois o volume do som passa a ser ativado por lembranças. Um lugar em que vocês estiveram juntos, um cheiro partilhado... Continua doendo, só que há momentos em que fica mais tolerável. 
Até que chegamos ao último estágio: o fundo musical. Seguimos nossa vida com aquele som distante, baixinho, tocado de leve. (Para quem, como eu, já esteve tantas vezes na estação da vida vendo pessoas indo embora, é uma trilha sonora interminável).  
Você deve está pensando agora: “Então eu estava certo! Então eu tenho que manter a pessoa na minha vida custe o que custar.” E deve tá achando que eu sou mais louca do que aparento, já que o conselho que eu lhe dei foi o oposto disso. É meu querido, se fosse fácil dizer adeus não teríamos tantas musicas, poemas e arte.
Entretanto, preciso que acredite em mim quando digo que é melhor você deixar ir... Não há nada mais doloroso do que tentar manter na tua vida alguém que, sem você perceber, já partiu. Seja essa pessoa amigo, parente ou amor. Porque o adeus já foi dito, só a gente que não quer ouvir. Não fique esperando. Fique não... Pois mesmo que o trem volte e a pessoa esperada reapareça, ela não será a mesma.  E vai doer ainda mais você querer o que já teve um dia.

Como falei pra você não sou a pessoa certa para falar sobre o assunto. Os meus sons ainda gritam ensurdecedoramente, tive que aceitar ajuda pra baixar o volume. E ainda não encontrei magia suficiente para fazê-lo, mas sei que irei encontrar.
Dizer adeus não é fácil, mas é necessário. Diga...


Texto escrito a pedido de um amigo, 
com o tema "se fosse fácil dizer adeus".  

30 comentários:

  1. Dizer adeus é um martírio, uma convulsão agonizante. Mas é inevitável para ambos os lados.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Me deu um aperto no peito e meus olhos encheram de lágrimas. Dizer adeus realmente não é fácil, e sempre criamos situações para evitar despedidas. Concordo com você sobre o quão triste é quando a pessoa já partiu mas continua por perto, porque não queremos aceitar sua ausência.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. se pensar bem, essa palavra sempre esteve no seu pensamento desde o primeiro dia.Vc sempre esteve se despedindo.
    Como exemplo, vou usar uma frase da música (eu preciso de vc ) que vc sempre colocava pra ouvir no final do dia.
    "Eu preciso de você porque tudo que eu pensei
    Que pudesse desfrutar da vida sem você não sei"
    Acho que nunca vc quis desfrutar realmente de nada comigo.
    Belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O.o Entendi nada.
      Nunca ouvi falar dessa musica na vida.
      Mas mesmo assim seja bem vindo (a)

      Excluir
  4. Oie Juliana, despedidas sao mto dolorosas mesmo. Me despedi do meu avo qdo tinha apenas 5 anos e ate hj doi :(

    Acabei de conhecer teu bloguito e ja estou seguindo. Te convido a dar uma passadinha la no meu cantinho :)

    Bjiimm e otima semana

    http://www.lencos-e-aderecos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Ótimo texto, na minha opinião muito verdadeiro.. e sou obrigada a concordar que não há nada pior do que tentar manter contigo alguém que já não é seu.... é umas das piores coisas que pode fazer contra você...


    Bjs :D

    www.partesdeumdiario.com

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto e verdadeiro.
    Dizer adeus é um agonia, por vezes dolorosas.
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do texto linda
    até porque achei ele bem profundo.

    Isso de dizer Adeus é realmente muito doloroso, ainda mais
    das pessoas que amamos e que passam pela nossas vidas.
    Nossa, nem tenho palavras para descrever sobre isso, porque muitas pessoas
    já se foram da minha vida...do mundo e do mundo real mesmo...mas enfim...

    Mas a vida tem que seguir né ?
    Mas parabens pelo texto. adorei

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto
    E é realmente dificil dizer adeus e deixar as coisas para tras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pra falar a verdade, eu fujo, quando possível, das despedidas. Mas, é como você disse: não há nada mais doloroso do que tentar manter na tua vida alguém que, sem você perceber, já partiu.

    Não gostamos de dizer adeus, mas temos de fazê-lo. Não é fácil! Entretanto é preciso. Apesar de ter havido tantas despedidas, sabemos que outras virão.

    É preciso dizer adeus, é preciso suportar a dor e é preciso, tanto quanto respirar, acreditar que tudo é para um bem maior...

    "Adeus: Não é uma despedida, é entregar nas mãos de Deus aquilo que você não pode mais cuidar."

    Oi Juliana! Tudo bem amiga querida?
    Reparei que algo está mudando no reticências...
    Verde: es-pe-ran-ça... (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo, espero que tenha gostado do texto.
      Como eu disse não sou boa com o tema adeus.

      Sempre mudo o reticências em junho por causa
      do aniversário. Verde foi a primeira cor dele.
      Dizem que no fim sempre voltamos ao início.

      Beijos

      Excluir
    2. Gostei sim e muito do seu texto. Agora, quanto diz que não é boa com o tema adeus, devo discordar, porque depois de ler seus escritos, durante algum tempo, chego à conclusão de que não há tema que você não consiga escrever bem. "Você vê o que quase ninguém vê" e quando escreve deixa uma fresta para que possamos contemplar, mesmo que brevemente, um pouco do encanto que não víamos.

      É verdade, dizem! Mas, o fim nada mais é do que um novo começo e “um recomeço é uma forma de se encontrar".

      Um dia verei nas livrarias da cidade um livro de capa esverdeada, intitulado Reticências e não haverá surpresa ao perceber que o nome da autora é Juliana Lira.

      Excluir
    3. Nossa! Agora fiquei sem palavras...
      Mas saiba que me fez sorrir.
      Obrigada.

      =)

      Excluir
  10. Tem coisas que nem deviam acontecer, não é Juh? Eu me arrependo de cada pequeno momento. Se eu pudesse voltar atrás nunca teria perdido meu tempo como perdi. Mas agora sim eu tô no caminho certo. O bom é isso cada um no seu caminho. Certeza que o que você escolheu foi melhor pra você. Só acho que você devia parar de escrever.Como um pedido meu. Parar de escrever e se dedicar a sua vida e ao seu caminho.
    Adeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É? Tu o dizes!
      E se vc diz é porque é.
      Que bom que achou seu caminho caríssimo anonimo.
      Cruzei com pessoas bem perdidas na minha vida,
      mas mesmo as que se foram não cuspiram no prato,
      souberam agradecer à vida pelo encontro.
      Obrigada por dividir aqui comigo sua digníssima opinião.
      Mas vou ter que declinar. ESCREVO até quando eu quiser.
      Não se preocupe. Vou me dedicar ao meu caminho.

      P.S: Não precisava disso.

      Beijos

      Excluir
  11. De todos os teus textos esse foi o que mais gostei,menina.Tu sabes usar palavras como ninguém é bonito de se ver. Não é fácil dizer adeus, viver também não é fácil, mas o fogo, a água, o ar e a terra, não se fizeram do nada. Cada um desses carrega em si um poder que nos impulsiona. Tu não estás sozinha. E para um que não reconhece teu valor a natureza tece dez que sabe reconhecer. Quem rejeita tuas palavras não as merece, então a lanças para os elementos. Olhes para frente. Não recebas mais nenhuma palavra que venha de longe para te entristecer.
    Agora fecha-se um ciclo. Finda-se uma ligação. Como nós que vão se desatando, cessa-se todo contato e dolo. Há magia suficiente. Pelo poder do fogo, terra, água e ar. Quem assim seja!E assim será!

    ResponderExcluir
  12. Lindo o texto, tenho uma amiga que é assim com despedidas. Ela não vai na última vez que vai ver a pessoa porque diz que é melhor não se despedir, as vezes tenho que concordar cm ela...
    Obrigada pela visita flor!

    O Vitrô

    ResponderExcluir
  13. Ei Ju, tudo bem?

    dizer Adeus é mesmo muito difícil e acredito que cada pessoa encara de uma forma essas despedidas. Saber que aquelas pessoas que amamos não estarão mais em nossas vidas é muito triste. Mas prefiro acreditar que não podemos tocá-lás, mas elas ainda se fazem presentes em nossas vidas nos ajudando! Parabéns pelo texto.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii.
    LIndo texto. Parabéns.
    Dizer adeus realmente não é facil, por mais que nos preparamos, nunca estamos preparados.
    Só ameniza com o tempo.

    Obrigada pela visita.
    Já estou te seguindo.
    Beijoss

    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O único texto que me chamou a atenção e que li todo .. amei , quase chorei.

    ResponderExcluir
  16. A despedida é difícil mas é a forma certa de amar.
    Se você for capaz de dizer adeus pode ter certeza que seu amor incondicional.
    A paixão prende e o amor liberta. Na paixão queremos a pessoa ao nosso lado a qualquer custo e de qualquer jeito. No amor queremos a felicidade do outro mesmo que não seja ao nosso lado.
    Acho que para a maioria das pessoas o mais difícil é dizer adeus para uma pessoa viva. Saber que ela seguirá sua vida sem você é o mais doloroso.
    Quando é para alguém que faleceu fica a certeza de que não haverá outra pessoa na vida dela.
    Por isso estamos aqui, para aprender a amar.
    Dor todo mundo vai sentir mas viver sofrendo é uma opção de cada um.
    É difícil, dói muito mas isso não vai te matar. Vai te ajudar a evoluir pois nós infelizmente só aprendemos com a dor. Ela é uma professora poderosa que pode nos levar ao fundo do poço mas também nos impulsionar a lutar.

    ResponderExcluir
  17. É bem como me sinto.Tenho uma dificuldade enorme em "deixar ir".

    ResponderExcluir
  18. Seu texto retratou tudo o que sinto e não consigo expressar com palavras, algumas músicas já baixaram o volume,outras, continuam em alto som, espero que um dia abaixe. Parabéns pela sua sensibilidade, vem aqui pra curtir sua pagina por causa do sorteio de aniversário, mas já saí com um grande presente, alguém que entende o sentimento sem taxar de frescura ou fraqueza... Obrigada, vc ganhou uma leitora assídua, voltarei sempre... bjs

    ResponderExcluir
  19. Uau! Esse texto me pegou num momento bastante propício e fiquei pensando no que fazer.
    Tenho medo do Adeus também, já perdi minha mãe, já deixei pessoas partirem, mas sinto mesmo medo da solidão.
    Realmente fica aquelas lembranças como uma leve melodia, e dói muito, mas vai se tornando leve.
    Obrigada por compartilhar um texto tão lindo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. doeu dentro de mim ler esse texto, o adeus é algo muito difícil, mas realmente é necessário. espero poder ter forças, Deus nos dá o peso conforme podemos aguentar.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Juliana
    profundo o seu texto.
    Não gosto de despedida, principalmente aquelas provocadas pela morte.
    Acho que isso tem que ver com os nossos apegos, nosso egoísmo.
    Mas, é preciso deixar ir, porque nós também estamos indo, não é.
    Muito lindo o seu trabalho. Parabéns....
    Desejo sucesso e muitos anos de blog pra você, viu.
    abraço com carinho

    ResponderExcluir
  22. Dizer adeus não é fácil, mas muitas vezes é necessário. O que importa é sempre evitar um adeus e ter no máximo um até logo!

    ResponderExcluir
  23. Dizer adeus pode ser talvez a coisa mais difícil de fazer, pois muitas das vezes estamos acomodados e não queremos mudanças
    Muitas das vezes é necessário para que a felicidade retorne pra si mesma

    muito bom o texto

    www.inspiracaofeminina.com.br

    ResponderExcluir
  24. As vezes é mais fácil deixar as coisas como estão, por medo, dúvida. Mas dizer adeus, te liberta.Não é fácil é claro, mas as vezes se faz necessário.
    Para termos mais felicidade, se é algo que está te prendendo.
    Lindo texto flor!!

    ResponderExcluir
  25. Ju realmente não é fácil dizer adeus e você expressou de forma especial e única seus sentimentos nos fazendo refletir por momentos que acontecem em nossas vidas em que é muito difícil dizer adeus.Bom cada momento ou coisa tem o seu tempo certo.

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados