Resenha: Nora- O começo

Oi gente! Estou de volta e mais cedo do que pensei. E como prometido, mãos na massa! Hoje vou contar pra vocês o que achei da leitura do livro Nora- O começo.



Nora- O Começo
Géssica Soares
Edição: 1
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 320


Sinopse:
Nora tem dons e uma inteligência notável, mas que são sufocados pela displicência do povoado onde vive. Filha adotiva e possuidora de uma aparência nada comum, não consegue viver amigavelmente com os demais. A não ser com Pietro, seu único amigo, e com o senhor Filipino, o carteiro e viajante da redondeza. Além deles, encontra consolo nos livros, já que vive sob as imposições da Igreja. Repentinamente, Nora terá de acompanhar Filipino em uma de suas viagens, e nela descobrirá muito de sua origem, pois ele, o velho misterioso, apresentará à singela garota o mundo que a espera. 
Vem comigo?

Nora- O começo é um livro cheio de encantos, magia, suspense e mistérios. Em alguns momentos lembrou-me Harry Potter. No entanto, ainda que lembre, é algo novo. Nora nasceu em um reino magico chamado Nattirus, lá onde vivem os Elfos. Mas ainda bebê foi levada pra ser criada por humanos, pois os anciões descobriram que ela era na verdade a reencarnação de um ser muito poderoso chamado Master, cruel, sanguinário, perverso e que odeia os humanos. Os anciões acreditavam que se ela fosse criada por humanos poderia despertar bons sentimentos e quando seus poderes aflorassem, ser benevolente.
Não há nada que eu considere spoiler aqui, até porque tudo isso está nas 3 primeiras páginas. =) Enfim, ela é criada por humanos bondosos, achando que também é humana, sem saber de sua origem ou de seus poderes e realmente cresce de forma pura e com bons sentimentos. Contudo, ao completar 17 anos é convocada para ingressar na Escola de Aprendizes, nessa nova jornada conhecem os irmãos Elfos, Floralena (Lena) e Útilles. E é aí que a aventura começa!
A Escola de aprendizes não tem apenas Elfos, há também os homorundos, espécie que evoluiu dos humanos e pode se transformar em qualquer outro ser. Os homorundos odeiam os elfos e odeiam Master. Lá, ela vai aprender coisas bem normais, do dia a dia mesmo sabe? Como voar, ou usar seus poderes mágicos hehehe
Achei a premissa muito interessante, imaginem uma mesma pessoa ser o herói e o vilão ao mesmo tempo! Naturalmente todos temos, dentro de nós mesmos, um potencial para o bem e para o mal, mas na literatura, geralmente mocinhos são mocinhos, vilões são vilões. E mesmo quando alguns vilões são apaixonantes e alguns mocinhos são de carne e osso, cometem erros, nunca antes tinha me deparado com uma protagonista que tem o vilão adormecido dentro de si. Nora não tem que lutar apenas contra seus inimigos e perseguidores, ela tem que lutar consigo mesma. E isso eu achei bárbaro da autora!
As descrições são bem feitas, pude visualizar aspectos da escola como se estivesse presente. A escrita é simples e deliciosa, a autora vai nos apresentado ao mundo mágico de forma paulatina, colocando um nome magico aqui, uma característica ali... É impossível não torcer pra que a protagonista amadureça, e que vença suas batalhas. Ficamos querendo que ela aprenda mais porque ela aprendendo mais, aprendemos mais também rsrsrs
Ah, e tem romance... Na verdade um esboço de romance, afinal nem teria graça se eles já estivessem juntos agora. Sabe aquelas estórias que queremos ler aos poucos e queremos que aconteça devagarzinho pra que seja toda colorida? Pois bem...
Muita coisa ficou pra depois. Muita, muita! Perguntas ficaram sem resposta, encontros foram adiados, romances, bailes e claro... Uma guerra que ameaça ser terrível, daquelas de tirar o fôlego! A sensação que eu tive quando terminei o livro foi: “Cadê o resto das páginas????” Mal posso esperar pelo livro 2.
O livro é narrado em primeira pessoa, entretanto, o que poderia nos dá uma visão unilateral da estória, não acontece, podemos sim, saber os sentimentos e a visão dos outros personagens, pois Nora ler mentes. 
Quanto a diagramação segue o estilo simples da Novos talentos, páginas amareladas e letras de um tamanho bom. A capa é belíssima. Enfim... Sinceramente? Essa é uma série que promete muito e eu acredito que vai cumprir cada palavra.
4 estrelas no skoob  e já acrescentei no Orelha de livro (pra me seguir no Orelha de livro, clica aqui
Recomendadíssimo!
Alguns Quotes:
“-Sabemos que as previsões do óraculo só ocorrem quando não temos chance de escolher, Liz. Se a levarmos para um reino humano, talvez aprenda a dar valor à vida dessas frágeis pessoas- sugeriu Felícius explicando sua nova teoria.


“Não tenho medo de enfrentar leões que estão a beira da morte- Disse e chutou meus tornozelos.”

28 comentários:

  1. Olá Juliana!Nossa eu não conhecia o livro,e de cara me encantei com esta capa,que é simplesmente maravilhosa!
    Lendo sua resenha eu imaginei outro livro,também nacional,mas ao decorrer notei que nenhuma semelhança nas historias tinham.
    E o que mais me surpreendeu é que esta leitura é mais um nacional.E menina estes nacionais estão de abalar o mundo literário,não é!
    Eu sou apaixonada por livros que levam o sobrenatural em seu enredo,e este livro tem uma qualidade tão boa que impossível não adiciona-lo aos meus desejados e coloca-lo em minha lista de leituras.
    Parabéns pela resenha!Você conseguiu me conquistar para ler esta obra!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Essa capa é mesmo linda. Confesso, me encantou.
      Olha o livro é bem bacana, uma leitura que de tão leve vc ler rapidinho.
      Leia mesmo hehehe

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Juliana! Tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro de alguns posts de parcerias de vários blogs, fiquei super interessada depois que li a sinopse e até adicionei o livro na minha lista de desejados do skoob! Essa é a primeira resenha que leio dele e fiquei muito mais curiosa! Sério, um livro com magia e elfos, como poderia dar errado? hehe
    Adorei a resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
    PS: Aaaaah que bom que você voltou :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jéssica

      Eu lembrei mesmo de você quando li. hehehe
      Legal que adicionou nos desejados do skoob.
      Sei que logo logo Nora ficara famosa rs

      P.S: Obrigada sua linda!

      Beijos

      www.reticenciando.com

      Excluir
  3. Curto pra caramba essas histórias com Elfos. Adorei a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,

      Essa foi meu primeiro livros com Elfos e eu gostei

      *-------*

      Bjs

      Excluir
  4. Oi juh! Tudo bem!
    Eu adorei o seu blog, amo livros e você fez uma resenha super bacana!
    Eu adorei todos os livros da Hary Poter então acho que vou amar esse também! Adoro viajar no mundo paralelo dos livros =)
    Beijos ! Estou te seguindo aqui, pra não perder suas resenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Juh (Xará?)

      Legal mesmo é a gente se perder só nos livros e se achar na vida rsrs
      Tô tentando.
      ;)

      Bjs

      Excluir
  5. Bem, estou fascinada por esse livro, tanto é que vou fechar parceria com a autora o/
    pq realmente é um livro que eu gostei muito da sinopse, e das opiniões sobre ele o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baby que coisa boa!!!

      Fiquei feliz com a notícia.
      1º Porque a Gessica merece todo sucesso que conseguir.
      2º Porque vc vai gostar do livro

      Beijos

      www.reticenciando.com

      Excluir
  6. Não conhecia o livro.
    Já estou seguindo de volta.
    Beijos, fica com Deus.

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois acho que vc devia conhecer.
      É bem bacana esse livro.

      Bjs

      Excluir
  7. amoooooooooore, que audade!
    Eu ainda não li o livro, mas fechei parceria com a autora e estou esperando o livro chegar.
    Adorei a premissa dele, acho que dá pra prender até o fim.
    Beijos ;*
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saudade é MInha MINHA MINHA hehehe
      Apareça pra tomar um chazinho,
      Comer um bolo lalalala
      Parabéns pela parceria Lú, vc como sempre
      é uma menina competente e talentosa. ;)

      Bjs

      Excluir
  8. Oi.
    Ainda não li nem um livro da Nora, mas vejo que muitos gostam e assim que puder quero ler.

    Parabéns pela resenha.

    Super Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Fernanda, eu nunca tinha lido nada a respeito de Nora, aí um dia coloquei o nome do livro errado no skoob e Nora me apareceu.
      Fiquei curiosa e já fui procurar a autora rs
      E goste, viu?

      Bjs

      Excluir
  9. Que beleza de resenha e até de ver a capa do livro já se gosta! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. A resenha ficou bem legal, mas não sei se leria. Apesar de tu ter dito que lembrava HP em alguns momentos e tudo, sei lá, sabe quando o livro não te chama a atenção? rs

    Beijão.
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari,

      Sei como é. Mas é assim mesmo... De cara as vezes um livro não me chama atenção, aí depois ele até me surpreende.
      Esse me chamou atenção logo no primeiro instante.

      Bjs

      Excluir
  11. Oi flor

    Acredito que o livro é super divertido, emocionante, engraçado, e a autora faz com que o leitor se ponha no lugar da Nora.
    Já li muitas resenhas positivas deste livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Queria que voar, usar magia fosse mesmo tão comum... aiai... Quem sabe um dia, né?
    Essa premissa de ser o herói e o vilão realmente é bem interessante, foge um pouco das mocinhas de YA que li nos últimos tempos.
    E tipo, a guria lê mentes? Adoroo!!! kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  13. Que bacana esse livro, ainda mais por ser nacional.
    Adoro conhecer novos talentos da nossa literatura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Nossa fiquei curiosa. Vai para lista dos meus desejados!!! rs
    Bjs!!

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  15. Interessante esse universo fantástico e não conhecia o livro.
    Amo essa leva de bons autores nacionais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já tinha ouvido falar desse livro
    Mas sua resenha me chamou bem mais atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ju, já tinha visto esse livro acho que na Saraiva, e nunca tinha parado pra ler nem a sinopse dele, gostei da sua resenha, e do lance de ser o mocinho e o vilão ao mesmo tempo, achei muito interessante e fiquei com vontade de ler sem dúvida!
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta

    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha lido a sinopse deste e livro, e nem tinha achado tudo isso.
    Mas sua resenha me fez mudar completamente de opinião.
    Tô numa fase de magia agora!
    Vou procurar o livro já!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados