Resenha: Terras Metálicas


Terras Metálicas
Autor: Renato Nonato
Edição: 1
Editora: Novo Século

 Ano: 2012
Páginas: 616




Algo aconteceu à superfície do planeta, algo que provocou devastação e uma onda de radiação que tornou impossível sobreviver na superfície. Os humanos, então, passaram a viver abaixo da superfície, dentro da esfera. O que aconteceu? Ninguém sabe. Talvez uma grande guerra nuclear que levou o homem a destruir seu próprio habitat. Quanto tempo passou desde a migração para o interior do planeta? Impossível precisar.
Mas o homem agora possui tecnologia bem mais avançada, capaz de imitar o que o bioma terrestre, bem como o universo criaram sozinhos: ar respirável, uma imitação de sol e tudo que se é necessário para viver. Há metal por onde se olha, metal para sustentar uma civilização inteira dentro da Terra. Nessa civilização uma tradição peculiar, após formarem-se em primeiro nível, na escola, adolescentes recebem um implante de um chip capaz de definir em quais categorias ficarão: túneis, bios, sibérios, atenas, ou exilados. Cada um desses possuindo um poder específico, bem como uma função específica. 
Nesse contexto conhecemos nossa turma: Ângelo, Raquel, Camila e Tales. Eles estão numa fase de descobertas, descobrindo que poderes ganharão, descobrindo novos amigos e descobrindo segredos que mudarão para sempre o que eles conhecem de seu mundo. O IA responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. E eles precisarão correr contra o tempo para encontrar respostas e soluções. 


Que livro! Desde o primeiro momento o autor nos faz embarcar nessa viagem para lá de empolgante, imagine crescer dentro do planeta, sem nunca sequer ver o céu, ou a luz do sol... E mais, em um mundo onde a tecnologia controla desde o ar que se respira, até a comida (capsulas de vitamina) que ingerimos. 
É algo que nunca tinha me passado pela cabeça, contudo, o autor fez não só eu pensar, mas acreditar ser viável (quem sabe um dia?), viajei por essas páginas “vendo” coisas inacreditáveis, as descrições são incríveis. Um mundo de paz, em que as pessoas vivem “um por todos e todos por um” ou como mencionado no livro “Pela a Esfera e para a Esfera”.
Os personagens são um caso a parte, eles são divertidos, imaturos, irritantes um par de vezes, mas são também dotados de caráter, um senso de responsabilidade e valores que devíamos prezar mais na “nossa era”, sendo a amizade o maior deles...
E claro, há os tashis, maquinas esféricas dotadas de Inteligência Artificial, talvez a melhor maneira de descrevê-los seja como bichinhos virtuais que tem quase personalidade própria e são fieis aos seus donos. E quanta personalidade! Tashi o “bichinho” da Raquel é o meu preferido, por ser medroso, certinho e engraçado.
Sei que vai parecer repetitivo dizer isso porque tenho lido livros de “muito bons” a “imperdíveis de ler”, mas... Esse é um livro imperdível de ler! Quem gosta de ficção e aventura, nossa... Prato cheio! Muito bem escrito e bem construída a narrativa, até quando pensei que ia ficar um ponto solto aqui e ali o autor tratou de unir as pontas. E o melhor? Deve ter continuação (Juliana fica feliz *--*)
Dei 5 estrelas no skoob e recomendo!

Quotes preferidos:

“O que o futuro tem para me mostrar?”

“ – Como se eu fosse deixar você me salvar- foram as palavras que saíram da sua boca, conforme Raquel sentia a mentalização da ex inimiga alcança-la r empurra-la na direção da garganta escura logo atrás.”


Queria muito fazer sorteio dele aqui, acho que pelo menos um de meus leitores merecia um presentão desses. Não será possível. Mas sortearei marcadores autografados! Para participar basta ser seguidor do blog, deixar um comentário na resenha e preencher o formulário abaixo.
Leiam! É mais que ótimo... Beijo meu povo.

(EM TEMPO, EM BREVE TEREMOS SORTEIO DO LIVRO AQUI TAMBÉM *------*)


a Rafflecopter giveaway

26 comentários:

  1. Bom, vou ter de ler então! Kkkkkk'
    Me parece um livro muito bom, apesar de eu não gostar muito de Ficção Científica, esse livro vai fazer-me pensar muito.... Ótima dica! Parabéns pelo blog! Abraços

    R. B. Mattozzo' - Blog Diretrizes da Vida

    ResponderExcluir
  2. Não é meu estilo preferido, mas pela sua resenha me pareceu muito bom!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    O autor me mandou o livro autografado é eu estou doido para ler, vai ser uma das minhas próximas leituras e agora que você deu 5 estrelas nossa !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju.

    Eita que coisa feia, que tu fez: Me deixou com uma vontade danada de ler esse livro.kkkk. Mas agora nem posso, mas vou guardar a dica. Parabéns pelo blog está cada dia melhor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha...Fiquei bem curiosa *--*

    Quando puder dá uma passadinha no meu blog, tem post novo lá no blog, convido você e seus leitores a darem uma conferida *u*

    Beijocas!!!

    http://sorriso-jovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana!! Essa é a primeira vez que vejo esse livro e, depois da sua resenha, fiquei simplesmente louca para lê-lo! Amo esse tom de ficção-científica, acho que gostarei bastante dele também... Ótima resenha!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana
    Embora não seja meu estilo preferido, fiquei curioso.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Achei bem interessante essa temática.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mulher!!
    Amei a resenha e a empolgação na escrita dela.

    Temática legal, premissa bacana, um livro que deve ser mesmo tudo de bom!!

    Adorei.

    Bjkasssssssssss

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não é um estilo de leitura que eu estou acostumada,mas não custa tentar né.
    beijoo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaawn , como é bom ter conseguido comentar aqui ! Que saaaudade dessa vida de blogueeeira *O* Meu beeein , você deixou há mais ou menos uns dois meses um comentário em meu blog , porém só agora pude respondê-la , não por falta de tempo ou por que não me interessei , mas simplesmente porque não consegui. O blogger não publicava nenhum comentário , com nenhuma das minhas contas , é como se ele não me reconhecesse , enfim , vou puplicar um post explicando tudo direitinho !
    Seu blog continua maravilhoso como sempre ! *_*
    Estou completamente encantada com suas postagens .
    Meu blog já está de volta e você é muito bem-vinda, viu ?! ( :
    Obrigada pelos comentários que deixaste lá e por todo carinho que demonstraste mesmo com minha ausência !
    Beeijins e faço-nos uma visita !
    ( Clica no meu perfil )

    ResponderExcluir
  12. ola
    nossa!!! gostei muito da resenha!!
    um grande beijo e uma otima semana!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
  13. ola querida
    nossa!!! gostei muito da resenha
    um grande beijo!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa amiga, eu também adorei o livro desse autor. Parece ser bem interessante mesmo.
    Eu vou ver se vou atrás do homem para ver se consigo uma parceria.
    Mas apesar de tudo, estou cheia de livros para ler no momento, mas memso assim tentarei, porque me interessei muito.
    Parabens pela sua resenha, porque foi isso que me chamou mais atençao =]
    Se cuida minha querida e tenha um otimo dia.
    Depois passa no meu blog que vai ter postagem nova depois. bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá :)
    Como vai?
    Não conhecia o livro :O
    Mas curti a resenha >.<

    Seguindo aqui >.<
    Beijos e tenha uma excelente semana

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  16. Estou tão orgulhosa da literatura brasileira <3 A estória parece ser incrível. Eu AMEI a sua resenha, e com certeza vou participar da promo.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Opa...muito bom! O livro parece maravilhoso e vi ele pela primeira vez aqui no seu blog. Adoro histórias com esse cunho. Amei. Quero ler. Ansiosa para o sorteio do livro.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha lido resenha do livro, achei a temática interessante e com certeza darei uma chance.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Não vejo a hora de ler este livro!! Quero muito muito mesmo lê-lo!

    ResponderExcluir
  20. Quero muito muito ler esse livro! Uma pena que nas livrarias está mais caro! Mas parabéns pela resenha! (cada resenha que leio desse livro fico com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  21. O livro me parece muito bom.Diferente e original.Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler mais sobre o livro.Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Já me interessei pelo livro com a resenha que li no Skoob, depois dessa eu fiquei tipo "EU PRECISO DESSE LIVRO!" *-*
    Parabéns pela resenha e também pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. Já tinha me interessado pelo livro depois de ler uma resenha no Skoob, depois dessa eu realmente fiquei tipo: "EU PRECISO LER ESSE LIVRO!"
    nossa sério, parabéns pela resenha e também pelo blog :)

    ResponderExcluir
  24. Achei bastante interessante a história do livro, e a resenha é escrita de forma simples que faz com que nos encantamos pela historia. Estou louca para ler o livro, e ter a chance de saber o que irá acontecer com a Rachel e seus amigos.

    ResponderExcluir
  25. Ótima resenha, me deixou com muita vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados