Resenha: O Pássaro


O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Ano: 2012
Editora: Novo Século
Páginas: 480



Esse é um livro especial. De verdade especial. Lê-lo me provocou diversas sensações, não é um livro que fechamos a página e esquecemos. Ele marca. 
Mas vamos a história? Bem, O Pássaro é a história de uma jovem chamada Caroline Mondevieu, filha de um barão poderoso, um senhor feudal, nasceu com riqueza, status e um futuro certo com algum excelente partido. 
Caroline em um primeiro momento, não me conquistou, parecia uma rebelde sem causa definida, eu não conseguia me identificar com a inquietação dela, até que as causas para ela se sentir presa foram surgindo e eu fui admirando a sua coragem, sua ousadia. Imaginem vocês que ela larga todo conforto e riqueza em pleno sistema feudal, para correr em busca da liberdade. Honestamente eu não sei se eu seria tão forte, tão ousada. Não só me identifiquei, como ela me conquistou.


Fugindo de casa passa por uma aventura e tanto, com descobertas lindas, emocionantes, surpreendentes. Ela é o pássaro. Mas poderia ser eu, poderia ser você... Quantas vezes não nos sentimos presos pelas regras que nos são impostas? Quantas vezes ao vermos uma injustiça, nossa alma não bate as asas de revolta?
Quanto aos demais personagens, são bem construídos, tão bem construídos que você quer saber mais da vida deles, a irmã Elisabeth, a mãe Antonelle, a vó Antonieta, todas mulheres fortes que em algum momento descobrem como alçar seus voos. 
O livro tem romance.  E nisso a nossa heroína tem muita sorte, há dois mocinhos, e os dois são lindos, honestos, honrados e de almas puras: Filip e Bernardo.  Deixo aqui minha carinha triste pelo Filip =( (Filip me liga, tá? Eu tô por aqui). O livro tem aventura. Fugir na floresta, lutar pelo direito de escolha é uma aventura e tanto! Tem toda magia do amor e dos ciganos. E tem também polêmica, não posso deixar de falar da coragem da autora em tratar de um tema tabu e que sempre será tabu. Só grandes escritores da língua portuguesa (a exemplo do Eça de Queiroz) trataram de tema forte assim. 
É um livro lindo, uma verdadeira obra de arte. Mas tem que se ter alma livre como a de Caroline para ler, tem de se ter um coração pronto pra surpresas ou que aceite bem os encantos das reticências, porque sim, é um livro que nos faz pensar no depois, no depois da história, no depois dos três pontos. Que nos faz querer que exista os três pontos...
A capa é uma arte, coisa linda de se ver e se ter na estante. As páginas não são brancas o que facilita a leitura enormemente. Quando terminei de ler tive a certeza que a Samanta Holtz um dia será muito reconhecida na nossa literatura, com uma cadeira cativa na acadêmia brasileira de letras (espero está certa). 
Dei 4 estrelas no skoob . Não direi o motivo, porque sou totalmente contra spoilers rsrs. Mas leiam o livro, talvez vocês concordem comigo que é um livro estupendo e que meche com a gente e aí entenderão porque ele beira a perfeição, mas fui obrigada a dar 4 estrelas e não as 5. 

Meus dois Quotes favoritos :

(...)

(...)




Quer ganhar marcador autografado pela autora? Fácil! Participa do sorteio. É só ser seguidor do blog pelo GFC e deixar um comentário sobre o que achou da  resenha, colocando no final: "Eu quero marcador autografado" 

 Boa sorte e boa leitura!


21 comentários:

  1. Eu quero marcador autografado!!!

    Eeei, garota, esse livro me deixou super instigada a lê-lo. Quando vc diz que ela é o pássaro, fico imaginando de que modo. Ah, essa questão de ser imposta, sabe, fico imaginando se isso fosse comigo. Geeente, ia morrer. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Querida Juliana!!!

    Ameeeei suas palavras sobre meu livro :)
    Fico muito feliz que você tenha gostado tanto!!! E adorei a parte do "Filip, me liga, tá?" kkkkkkkkkk Ele é apaixonante!!

    Um beijo enorme!!!
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Samanta!

      Pois é... Da próxima vez arruma uma Juliana pro Filip ;)
      ele ia gostar rs

      Excluir
  4. Parece legal o livro! Beeijos

    Antes de depois do fim...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de sua resenha, foi re-saltou bem os pontos positivos do livro e com certeza me fez ficar ainda mais ansiosa para ler O Pássaro, além de ser da minha xará, a estória tem tudo para me agradar, uma estória linda, comente e que nos faz refletir ;)

    Eu quero marcador autografado.

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Blog lindoooo, muitooo lindoooo!!! Seguindo aqui!!! Bjokas doce!!

    www.manunaotaobasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá flor! Adorei tua resenha e gostei que foi bem sincera. Ai...é tão bom quando personagens mexem conosco,né? Achei engraçado quando você falou... Filip me liga! kkk Esses mocinhos são apaixonantes mesmo. Ansiosa para ler esse livro, realmente a capa é muito linda. Só não participo do sorteio porque tenho muitos marcadores e não quero tirar a chande de outra pessoa.^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse livro!!!Ele é lindo!!

    A resenha está perfeita!! Parabéns.

    Não posso participar do sorteio flot, seria injusto, eu tenho o marcador! Enfim, só passei para parabenizar pela resenha divina!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Aaah sou louca para ler esse livro Juuh!!
    Adorei a sua resenha, tenho certeza que vou me emocionar bastante com este livro, a sinopse já encanta, imagina o livro??
    Eu quero marcadores autografados!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. WOW! Eu tenho vontade de ler esse livro faz um tempinho,flor, e realmente, me aguçou a curiosidade... Quero sabe porque você deu 4 rsrs Entendo bem, quase dei 5 pra um livro esses dias, mas não... entende? rsrs
    Filip e Bernardo? UIA , to vendo que vou ficar apaixonada por esses mocinhos lindjos <3
    Obrigada pela elogio :D
    Já aproveitei e segui você. :)
    Ah! Eu quero marcador auografado *o*
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro histórias que marcam, li apenas o primeiro capítulo do livro e não dei continuidade.
    A capa é realmente linda. Fiquei curiosa pra descobrir o motivo das 4 estrelinhas e conhecer o Filip.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Ohh, acho que já li esse livro... vou ver na minha list rsrs'
    Ah e sem esquecer da resenha ^.^ Amei, parabéns!!!
    Você passou lá no blog certo?! Amei sua visita e pelo seu comentário faz muita diferença pra mim *U* Se você pudesse poderia me seguir?? Eu ficaria muito grata com você por lá, novamente :3
    Esperando sua visitinha no meu cantinho da blogsféra *3*
    ~ Kiissus'

    teenagedreamoff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca li, mas pela sua resenha parece ser ótimo :3
    Obrigada pelo carinho lá no blog *-*
    xoxo
    Universo Vanguarda

    ResponderExcluir
  14. Aaah, agora me deixou curioso não revelando o motivo das 4 estrelas!! Rsrs
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  15. nossa que livro legalll essa menina é muito ousada heim rsr'
    beijos
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei a Resenha!!! Estou lendo esse livro e estou amando!! Estou seguindo seu blog, sigo o meu no facebook https://www.facebook.com/LiteraturaEu

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar desse livro, eu gosto da capa.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sou louca por este livro, assim que tiver oportunidade vou lê-lo

    Beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não tinha tanta vontade de ler esse livro, mais a ir vendo as resenhas acabei me interessando e pretendo ler em uma futuro próximo. Adorei a sua resenha e os quotes são lindos!
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br
    Seguindo aqui tbm ;)

    ResponderExcluir
  20. Gostei do livro e da estória a capa atrai e sua resenha cativa.
    Enfimshakespeare@gmail.com
    Eu quero marcador autografado


    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados