Resenha: Anna e o beijo francês



Anna e o Beijo Francês
Stephanie Perkins
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 288


Anna e o beijo francês conta a estória de  Anna Oliphant que é obrigada pelos pais a passar o ultimo ano da escola em um colégio interno na França. Mas talvez um ano em Paris não seja assim tão terrível, não é? Talvez Paris lhe traga amigos, descobertas e amor. No mínimo ela terá um refinamento no paladar. 
O bom de escrever em meu próprio blog e não em uma empresa de comunicação, como jornalista, é que posso largar mão da “pretensa objetividade” e opinar expressando o que cada leitura dessas, me desperta. 
A verdade é que esse era um livro que fui ler sem pretensões. Pensei, em um livro leve para limpar minha mente da ficção cientifica. Mas me surpreendi. Não com a complexidade do livro. É mesmo um livro leve e até meio inocente. Eu me surpreendi em me encontrar nele. Tanto que ao final fiquei vasculhando as lembranças.
Anna e seus pais briguentos, Anna e seu medo do desconhecido, Anna e seus encontros no cinema e não há nenhum beijo no cinema, mas há o toque, há o descompassar do coração... Anna e seu apelido de banana (era meu apelido quando era criança e até hoje não como banana, por isso), Anna e seu melodrama, Anna e seu se doar aos amigos, Anna e seu se doar ao amor...

Eu entendia cada um de seus sentimentos e até prévia as próximas atitudes, porque eram as minhas atitudes também. Acho que me espantei por ainda existir tanto de Anna dentro de mim, do querer fazer o certo. Do seguir as regras cegamente, mesmo quando queremos nos deixar levar. 
Tão linda a sua amizade com St. Clair, tão linda sua relação com Étienne... E há a Paris, romântica, com seu Marco Zero encantado, realizando desejos... Vai ver faltou um marco zero pra mim, quem sabe... Ou as histórias seguem mesmo seus próprios rumos, vai saber...
Então posso dizer que esse é um livro leve e talvez não conquiste você, leitor, como me conquistou. Mas para mim ele trouxe um frescor em dias escaldantes, sabe? Foi como rever uma história conhecida em muitos aspectos. Foi como encontrar uma amiga que não via há muito tempo e nem sequer lembrava. E essa amiga era eu.
Devo dizer que a leitura no início não me empolgou, é só acompanhar meu histórico de leitura no skoob, quase parei de ler, mas depois... A maneira como a autora consegue nos envolver, a forma como ela conduz as tensões, quase palpáveis nas relações do livro... É deveras envolvente! Repito, eu me envolvi particularmente com a estória, porque em muitos aspectos lembrou a minha. Exceto pelo final completamente oposto... Enfim.
Dei 4 estrelas no skoob e favoritei! É uma estória linda e doce! Eu recomendo muito. E lerei de novo. E vou comprar o livro.

Quotes preferidos:

“Simplesmente fazemos companhia um para o outro. Minha respiração. Sua respiração. Minha respiração. Sua respiração.
Nunca poderia dizer-lhe isto, mas é verdade.
Isto é lar. Nós dois.”

“Tem apenas uma coisa que eu não amo nele. Ela.”

“Eu não entendo porque você não termina com ela. –Estou chorando. A angústia de estar tão perto do que eu quero, e mesmo assim tão longe.”






14 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler ^^
    http://secrets-and-news.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom que você gostou!! fico feliz!! Eu recebi este livro estes dias e eu acho que vou gostar também!!
    Linda resenha!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa, mas imaginando que Paris deve ter sido até bem legal!! beijos,chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha. Nunca tive a oportunidade de ler. Mas parece ser uma boa pedida.


    Bjks
    http://palavrasaventureiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, deu vontade de reler. Li quando lançou no Brasil e não me lembro de absolutamente nada dele, rs. Acho que não me marcou na época. Como acho que literatura varia muito do momento que vc está e do que você costuma ler, vou dar mais uma chance pra ele. Bjs, Tati B

    ResponderExcluir
  6. Parece ser ótimo, adorei seu entusiasmo a falar do livro. Vi verdade em cada palavra, sem exagero, resenha muito bem feita, deu até vontade de ler esse livro. Até mais, http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que lindo teu blog, adorei tudo =) nossa difícil escolher um único ponto que tenha gostado, né? Tanta coisa legal!!!
    Descobri teu blog assim navegando aqui na net =) vou te seguir agora! Adorei!
    Quando puder passa lá no meu cantinho pra conhecer!
    Beijos no coração!
    Sandrinha.
    http://sandrinha-falcao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, vim agradecer sua visita. =) e realmente ler Clarice NÃO é tão fácil, ela é densa e viceral... mas vale a pena a aventura! Beijossssssss

    ResponderExcluir
  9. Deu vontade de ler esse livro também, deve ser muito bom... além de eu sempre apreciar esses livros um pouco clichê...
    Obrigada pela visita, no blog sotestesdelayout.blogspot.com
    Mas ele é só para teste, e estou fazendo um layout para o meu irmão, e coloquei alguns post para ver como estava ficando.
    Mas estou seguindo o seu, e o que eu estou usando no momento é o sogarotasteen.blogspot.com
    Espero sua visita ansiosamente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou louuuuuuuuca para ler este livro e sua resenha ficou ótima, viu? Seu blog é uma fofura <3333

    Super beijo,
    www.garotasemcliches.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito fofo! Também vou comprá-lo <3 :) Não é 5 estrelas, mas me conquistou rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  12. A resenha ficou ótima e o livro parece ser bom! Adorei o post (:

    Blog: Just Babis (:

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita!
    Gostei muito da resenha,já estava querendo ler e agora estou com mais vontade ainda!
    Beijoos,
    http://loucamenteleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliana! Anna e o Beijo Francês é um dos livros mais fofos que li na minha vida, fiquei apaixonada por Paris e, claro, pelo Étienne <3 haha Ótima resenha (:
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/2011/12/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados