Resenha: Amazônia - Um caminho para o sonho




Quando comecei a ler Amazônia, logo me identifiquei com aquela frase clichê que diz que: “quem ler viaja”, porque é isso que fazemos com essa leitura. Viajamos para a Amazônia juntamente com quatro jovens amigas, Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e o tio de Joana, Daniel.
Conhecemos lugares, pessoas, a nossa história... Somos despertados para questões que estão em pauta: desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, responsabilidade social. Nos embrenhamos no meio das emoções de Rafaela, seus medos, seus sonhos e conquistas.
Rimos com a personalidade única de Camila, nos admiramos da sabedoria de Ana Carolina e nos apaixonamos pouco a pouco pelo Daniel. Sem falar da culinária exótica e apetitosa, que nos enche a boca d’água só de imaginar...
Nesse livro a história de uma parte do nosso Brasil é contada de forma tão leve que queremos saber mais e conhecer mais. Questões como colonização, revoltas, lendas, são contadas de forma a nos abrir os olhos e coisas que estão ali, a nossa vista, finalmente ganham significado. É um livro de amizade e amor pelo próximo, pela natureza e pelo Brasil.



Quase pude imaginar a própria autora percorrendo os caminhos traçados pelos seus personagens, pude sentir como essa viagem também deve tê-la modificado. Sei que me modificou. Despertou em mim o desejo de também lutar pelo sonho, de oferecer ao mundo meu melhor...
A narrativa é levemente contada e nos envolvemos nos passeios e descobertas. Os cinco personagens são interessantes, mas gostei especialmente da Camila (sempre gosto dos personagens mais sem noção, como eu rs). A personagem melhor construída é a Rafaela, podemos observar todas as suas nuances, qualidades e defeitos.
Ah e tem o Daniel, não é? Quem nunca se apaixonou por um professor (a) que atire a primeira pedra. Meu professor de geografia que o diga... (abafem).
É um livro para se ler em todas as escolas. É também um livro para se ler em qualquer idade, especialmente naquela idade quando o coração da gente vai envelhecendo e nos deixamos contaminar pela amargura do mundo.
Dei 5 estrelas no skoob. E, como sempre, comentei lá passo a passo minhas impressões sobre essa leitura. Se eu recomendo? Ora! Façam suas malas e embarquem junto com Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e Daniel, em uma viagem para uma Amazônia que encoraja sonhos e desperta o desejo de sermos melhores. 

Quotes favoritos:

“ A vida é feita de instantes que podem até parecer patéticos aos olhos de um jovem cheio de energia, mas que se transformam em doces recordações para a mente humana um dia.”

“É muito triste saber que este paraíso está desaparecendo, mas mais triste ainda é saber que estão desaparecendo coisas que a gente nem viu ainda.”

“Então, não perca sua vida tentando ser igual, quando, na verdade, você nasceu para ser diferente”.


18 comentários:

  1. Oi Juh, fico imensamente feliz por você ter gostado de ler Amazônia e MUITO OBRIGADA por recomendar a leitura. Acompanhei seus comentários no skoob e foi a primeira vez que fiz isso...AMEI!!! Que emocionante!!
    Sabe, você tem razão, a viagem para a Amazônia modificou minha visão de mundo! Que bom que a leitura influenciou em sua vida , em seus pensamentos e desejos de maneira positiva.
    Obrigada.
    Um grande beijo no coração!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como eu amo suas resenhas!!!
    São muito incríveis, e esse livro não poderia ser diferente. Eu disse que queria ler a resenha dele pra conhecer melhor, e tipo, já to babando aqui.
    Já me senti amiga da Joana, da Ana Carolina, da Rafaela e do Daniel!
    Adorei!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia :)
    Adorei a resenha *--*
    Não conhecia o livro mas tendo como fundo um lugar destes do Brasil,já é de se admirar >.<

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha,seu blog,muito bom...bjux

    http://cecilia-reis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana
    Pelo seu relato, me pareceu uma ótima leitura. Valeu pela dica.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Oiie Desculpa pelo o sumiço, fiquei um pouco afastada do blog, e são muitos blogs que eu sigo dificil visitar todos. Visitarei aqui mais vezes possivel retribui visita? Otimo Post :D

    Beijos / feriasde-outono.blogspot.com.br/ (visita?)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    É a primeira vez que vejo algo sobre esse livro e estou muito curiosa quanto a história, você conseguiu deixar bem claro suas emoções durante a leitura.
    Parece ser um livro muito bom!

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótima, resenha!Quanto ao livro é, de fato, muito bom!Recomendo para todas as pessoas que apreciam uma leitura rica em conhecimento, cultura e lazer!

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://www.umaviagemaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Só vejo resenhas boas sobre esse livro. Por isso mesmo,eu acho que ele deveria ter uma capa mais bonita. Acho tão feinha essa ;p
    beijo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito desse livro. É uma viajem mesmo. Esse livro deveria sr leitura obrigatória na escola, pois assim aprenderíamos com prazer.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu terminei de ler e fiquei imaginando mil situações, juro!!!
    E claro né, ele conta sobre a minha cidade, não iria deixar passar. kkkkk

    Beijão minha lindona.

    ResponderExcluir
  12. oi, adorei a resenha, e fiquei super curiosa sobre o livro. Adoro livros assim, que nos fazer viajar e imaginar as situações e lugares por onde os personagens passaram!

    bjos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Quando se fala de um livro que trata de uma região , a gente vai direto pra uma aula de geografia não é? Mas a tua resenha instiga a leitura. Nada como uma pessoa te dizendo que uma região pode ser apreciada, sem ser uma aula de geografia chata *-*
    Muito Boa.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliana! Não conhecia esse livro, mas adorei a proposta! Deu para perceber pela sua resenha que a estória é encantadora e que te transporta mesmo para esse outro mundo. Super me interessei!! Ótima resenha!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Tenho curiosidade em ler esse livro, a cada resenha só aumentar. Gostei muito da sua resenha, quem sabe ainda eu venha ler ^^
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  16. Uau

    Ótima a sua resenha, fiquei com muita vontade de ler adoro livros assim ...

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro realmente nos faz viajar, quase literalmente. Eu resenhei ele no meu blog também. E quando eu o li senti uma vontade imensa de fazer algo por mim e seguir meus sonhos. Foi essa a sensação que a Marli deixou em mim.

    parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados