Resenha: 72 horas para morrer




72 horas para morrer
Autor: Ricardo Ragazzo
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Páginas: 254


Queria ter palavras para descrever o que esse livro provocou de sensações em mim. E juro que vou tentar encontra-las para escrever essa resenha. Vamos ver se consigo...
Julio Fontana é delegado de uma pequena cidade chamada Novo Salto. Ele vê sua vida de pernas para o ar quando se ver preso em uma teia, tecida por um  serial killer que promete perseguir e matar, com requintes de crueldade, todos os que ele ama. Começando por sua namorada. Julio precisa correr contra o tempo para descobrir quem está fazendo isso e o motivo, antes que sua filha se torne a próxima vitima.

O Ricardo Ragazzo nos presenteou com uma estória surpreendente do início ao fim. Forte. Bem escrita. Que expõe as feridas a nossa frente sem nos esconder nada. Talvez por ser narrada em primeira pessoa, foi fácil me envolver com o sofrimento de Julio Fontana. E como poderia ser diferente? Confesso logo no início, ainda na página 35, parei a leitura e chorei. Chorei, tremi, chorei. Acho que por perceber que fatos como esses acontecem na vida real, o ser humano é capaz de uma crueldade sem tamanho. 


Passei uns dias tomando coragem para retomar a leitura. O que mais uma vez reafirma como o Ricardo escreveu bem. Como tornou tudo tão real que era como se eu estivesse assistindo um filme ou presenciando fatos e imagens bem ali. Na minha frente.  O autor criou personagens muito “humanos”, não há heróis perfeitos. Há um protagonista cheio de defeitos com um temperamento de cão e que muitas vezes me deu vontade de entrar na estória e dar-lhe uns gritos: “ Poxa , cara! Tem calma que assim só vai piorar tudo!!!”.
Há a filha de Julio, Laura, que sinceramente tem todas as tintas de uma adolescente, chata, aborrecente e inconsequente. Há um amigo padre que parece ser um homem bom, mas tão bom que chega a ser idiota às vezes. Há um amigo jornalista que quer se redimir de pecados passados e há um ex- presidiário que anos atrás matou o primeiro amor do nosso delegado, que agora está solto, mas que parece ter se redimido. Será que todo mundo não merece uma nova chance?
Quem estaria por trás das mortes em Novo Salto? Quem odiaria tanto Julio e seria tão cruel a ponto de torturar, matar e esquartejar pessoas próximas a ele? E quanto tempo ele ainda tem, antes que o próximo assassinato aconteça? Perguntas como essas não me deixaram mais largar esse livro em que nada que parece é. Especialmente as pessoas. 
Achei a narração envolvente e viciante. Mas asseguro que é preciso ter estômago para lê-lo, as cenas são dramáticas. A diagramação do livro é simples, porém não há capítulos que separem um ponto de outro, toda a narrativa é dividida em datas e horas, como uma contagem até as 72 horas, o que torna ainda mais urgente a leitura. A medida que fui lendo sentia como se uma bomba estivesse prestes a explodir, então tinha que ler mais e mais e mais, na tentativa de evitar a explosão.


Não consegui. O final surpreendente, completamente fora dos padrões e de tudo que eu tinha imaginado para a saga do Julio explodiu com meus sentidos. Gritei muitas vezes “Não acredito nisso!” Até me convencer que de fato era aquilo mesmo.  Confesso que me irritou um pouco perceber que nunca teria imaginado aquele desfecho.
Então, o que eu posso dizer é que se você aguenta montanha russa e emoção,  se você gosta de uma narrativa que prende até o fim e ainda faz você se assustar com o barulho na cozinha (hahaha), não pode deixar de ler 72 horas para morrer. Leiam! Dei 5 estrelas no skoob porque o bruxo do Ricardo escreveu um livro completamente insano! Como não amar uma obra dessas?


Meus quotes favoritos:




Curiosidades: 
  • Não pude deixar de notar que Laura também é o nome da filhinha que o autor e sua esposa estavam esperando e que agora deve ser uma linda menina.
  • Também notei que 07/10 dá exatamente 8. Coincidência?
  • E fiquei com uma dúvida, se um dia tiver oportunidade pergunto ao autor rs

Os agradecimentos do Ricardo no início do livro me emocionaram, cito dois:

“ Ao meu pai, Paulo Roberto. Que minhas palavras cheguem onde meus braços não podem mais”
“ Agradeço à minha amada esposa, por carregar o piano enquanto eu dedilhava o teclado(...)”


26 comentários:

  1. Sabia que ainda não conhecia este livro?

    ResponderExcluir
  2. tbm não conhecia, deve ser bom!
    vlw pela dica!
    Seguindo aqui flor!
    Estreamos hoje, da uma passadinha la ?
    Se gostar Siga-nos !rs
    BJUUUS

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro é tão intenso assim? Você chorou nas primeiras 35 páginas. Olha eu não leria agora esse livro, pois estou lendo um que vai me deixar longe de livros intensos por um bom tempo. rsrs E sei como é isso de querer ler mais e mais apenas para receber logo o choque.
    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  4. Juliana, esse livro deve ser muito bom!
    Estou muito curioso e decidido: quero saber desta estória! (risos)

    Sorte dos autores que tem seus livros resenhados por ti, suas resenhas são ótimas e um convite e tanto à leitura.

    ResponderExcluir
  5. Menina, eu classifiquei este livro como: "Um Livro PQP!"
    Perfeito!!
    Eu amei sua resenha, perfeita, emocionante, empolgante e deu pra sentir que você se empolgou mesmo com a história e com as loucuras do autor (que aliás eu conheci pessoalmente e adorei).
    Parabéns, acho que de todas as resenhas essa foi a que mais eu me envolvi aqui no seu blog, senti realmente sua emoção. Não que nas outras não tivessem, mas essa você tirou de dentro mesmo. Parabéns de novo!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei mega curiosa pra ler. Adoro livros nesse gênero, e a capa é completamente convidativa hahahaha.

    Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha, adoro livros de suspense, retribuindo a visita e te seguindo e fica atenta logo logo tem a resenha do delineador, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/03/sorteio-de-uma-necessaire-recheada-com.html

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia ainda, mas, pela resenha, fiquei curiosa!
    Adoro este gênero!

    Beijoos
    http://muitasfeminices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Seguindo o blog.
    Maravilhosa resenha,parabéns

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ótima resenha, apesar de eu não me gostar de livros/filmes de ação. Mas a narrativa deste livro me parece ser boa, beijos e feliz páscoa <3

    seguindo aqui, alinebencke.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, ficou super legal. Prefiro livros/filmes de terror e aventura, mas esse é bem legal *-*
    Estou seguindo flor, retribui?
    Beijos!
    http://secrets-and-news.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Linda, tudo bem com você ?
    Primeiramente gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que fiquei muito feliz por você ter ido prestigiar aquelas duas autoras maravilhosas =]
    Outra coisa, eu irei te linkar e seguir o seu blog, mas poderia fazer o mesmo por mim ? Eu agradeceria muito e pode contar sempre com a minha visitinha quando seu cantinho estiver atualizado tá ? Se eu não aparecer que as vezes acontece, é porque realmente não deu mesmo, ou tive algum problema, mas enfim...

    Espero contar com a sua parceria e principalmente com a sua amizade.
    beijinhos e obrigada

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, gostei muito do que li e fiquei com vontade de conhecer o livro.
    Parabéns para o autor Ricardo.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ah.. Adorei ler a resenha!
    Eu não conhecia o livro, até participar de um "concurso" e ganhar.
    Tive a notícia hoje, e ler a resenha me deixou ainda mais ansiosa para lê-lo!
    Ótima resenha!!!

    Seguindo o blog ^^

    Beijos e Feliz Páscoa!
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu estou louca pra ler esse livro. O enredo já me chama a atenção por completo e, depois de algumas resenhas, inclusive a sua, mais me animo para lê-lo. Eu gosto dos personagens humanizados, situações que fazem sentido. nada impossível. E esse toque de mistério, de te fazer ficar presa na leitura é algo indescritível. Preciso mesmo comprar esse livro!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela visita estou te seguindo .
    obrigda pelos elogios você tambem e muito linda e seu blog tá linda
    http://elainecastilhobarbosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Menina!! agora preciso ler mais do que urgente esse livro,voce me deixou louca de curiosidade com essa resenha.
    beijo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Juliana! Mas que resenha apaixonante heim? haha Adorei a sua empolgação, não conhecia o livro e nem o autor, mas agora 72 Horas Para Morrer já faz parte da minha lista de desejados! Adoro livros assim, como muito suspense e um final arrebatador, espero me surpreender também (:
    Abraços,
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá amore, primeira vez que ouvi falar desse livro. Adorei tua resenha, você colocou nela uma emoção super grande.
    Apesar de não ser um livro que me chame a atenção, sua resenha foi ótima.
    Eu certamente irei te seguir e continuar vindo aqui *o*
    te achei uma fofa <3
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Juliana. Nota mil pra tua resenha!!!!
    Fiquei com vontade de ler também!!!

    Feliz páscoa!!

    ResponderExcluir
  21. AMEEEEEEEEEEEEEEI a resenha. O livro parece ser bem emocionante, do tipo que curto ler, e eu não o conhecia. :}
    Amei. Beijão e se cuida, viu, moça? :D

    -VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  22. Estou participando de um Book Tour sobre esse livro, amei a resenha, acho que vou gostar muito dele.
    Retribuindo sua visita no meu Blog Coração de Tinta e seguindo o seu também!!!
    Beijos e Feliz Páscoa!!!
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Florrr*
    Adorei sua resenha! Tem resenha dele no blog vem ver depois.''

    Ficou ÓTIMA sua resenha, mas não concordo com o final do livro xD
    Achei que a obra se tornou muito séria no começo e meio e no fim não tinha necessidade de ele acrescentar aquele final... :( Achei que o final ficou fora da proposta... mas enfim'*

    Adorei as revira voltas que o livro acaba tendo! Ele escreve super bem e nos deixa arrepiados em certos momentos! :)

    Lucas F .. http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha! Eu devorei tuas palavras como se eu fosse descobrir o que aconteceria no final do livro, quase implorei mentalmente por um spoiler, por mais que odeie isso, haha. Fiquei com bastante vontade de ler e vou comprá-lo assim que der *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  25. Livros intensos e com personagens humanos, é assim que eu gosto, porque ninguém é perfeito. Eu quero ler pra ontem rsrsrs
    Beijos e ótima resenha.
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie flor!! Desculpa o sumiço!!

    Eu estava esperando essa resenha então voltei bem na hora! rs Gosto de livros velozes que te fazem surtar para saber o que acontecerá nas próximas páginas (gosto também dos mais lentos rsrs)Esse parece ser super veloz e envolvente!! ^-^ Não paro de me perguntar o que vai acontecer no final hehe

    Bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados