"Todos os caminhos são mágicos
se nos levam aos nossos sonhos."
Paulo Coelho
Eu penso a vida como uma viagem, uma jornada que nos leva em direção ao desconhecido. Penso a vida sendo eu a peregrina que no meio dessa jornada encontra companhia, encontra abrigo, perigos, desvios e caminhos...E cada caminho desses é uma escolha e cada escolha é uma renuncia!Porque ao escolhermos algo sempre deixamos algo para trás!
Lembro de uma das minhas conversas com meu pai, graças a Deus tive dezesseis anos de conversas que sempre me ensinavam algo no final. Em uma delas eu falava para ele dos meus sonhos e dos medos que tinha deles nunca se realizarem. Foi em um sábado pela manhã quando ele me levava para as aulas da perseverança (uma espécie de catecismo antes da Crisma), na época eu era católica.
E eu dizia pra ele: “Mas e se eu não conseguir? E se me arrepender? E se no fim eu descobrir que peguei o caminho errado?”
E ele me disse: Como alguém que está fazendo perseverança, não persevera nem sequer no primeiro passo? Jujuba, se, não existe!Se não é algo real. Não importa o caminho que você pegue, ao seguir reto, sempre voltará para o mesmo lugar de onde partiu. Mas o lugar de onde partimos fica cada vez menor a cada passo que damos e o desconhecido cada vez menos assustador.
Ele me explicou isso mostrando como nossa casa ficava pequena ao andarmos, como cada passo nos levava aonde queríamos ir. E ao final, ele perguntou se eu tinha gostado de caminhar até a igreja, lembro que eu disse que sim: demais! Ele então me disse uma coisa que guardo no coração:
Não é o destino o que torna a viagem mais interessante, são os caminhos e o que encontramos neles: as pessoas, as aventuras e desafios, e principalmente o que aprendemos durante esse percurso.
Acredito nisso!Acredito ainda que existam os caminhos que escolhemos e aqueles que Deus escolhe por nós. Meu pai acabou sua jornada há alguns anos, minha fé acredita que ele esteja com Deus, minha alma de poeta crer que ele deve está domando estrelas em algum lugar desse vasto universo, ou então ensinando algum cometa perdido a ser mais perseverante em sua jornada.(risos)
E eu? Eu vou seguindo por aqui dando o melhor de mim para escolher o melhor caminho. Mas mesmo que eu pegue um desvio tolo, caia e tropece, sei que é possível levantar e seguir em frente e sei que ao levantar serei alguém melhor do que quando cai. Afinal o que importa não é o destino, mas o que eu vou fazer durante o trajeto...
Engraçado...Desde que ele se foi ninguém mais me chama de jujuba rsrs Saudades!
ResponderExcluirJuliana, vin agradecer pelo comentário no "Bloggirls". Cheguei aqui e me encantei com seu texto. Parabéns pela lição tão bem aprendida e parabéns pela pai sábio que tiveste. Acredito, de verdade, que você esteja no caminho certo. Um grande abraço!
ResponderExcluira caminhada da vida é sempre uma aventura...devemos sempre seguir caminhando, não importam os tropeços, pedras ou buracos..se temos Deus ao nosso lado, tudo isso será superado.
ResponderExcluirbeeeijos
É muito lindo seu texto tem muitas coisas ai que aprendi com meu pai tbm bjss.
ResponderExcluirVim te contar que meu blog é o vencedor da Copa Blog.
ResponderExcluirObrigada amiga vc faz parte dessa conquista.
Bom domingo.
beijooo.
Own Ju
ResponderExcluirQue linda lição teu pai lhe ensinou, e com este texto lndo você me ensinou.
Os caminhos são bem assim mesmo: assustadores e mágicos.
Obrigada pelo carinho e por participar.
Você é uma querida
Ps. E teria sido uma forte concorrtente tbm.
;)
OI NOSSA QUE LINDO SEU BLOG AMEI É TUDO PERFEITO AMIGA JA ADICIONEI VC NO MEU ,ESTOU TENDO DIFILCULDADES DE TER AMIGOS NO MEU BLOG MAIS ACREDITO QUE AOS POUCOS IREI CONSEGUIR BEIJOSSSS E PARABENS
ResponderExcluirJu, seu pai parecia ser um homem muito sábio e gostei de ler um pouco mais da sua história e de ver que ele te ensinou algo tão importante e de forma tão singela. E acho que tanto vc quanto ele tem total razão nisso. Podemos sim fazer escolhas ao longo do nosso caminho e são elas que nos tornarão aquilo que somos! São elas que determinam onde vamos chegar e sempre precisaremos abrir mão de algo mas no fim, o que importa mesmo é continuar caminhando e enfrentando o medo do desconhecido, descobrindo tudo que estiver pelo meio do caminho e desfrutando da vida e das oportunidades (até mesmo nos tropeços).
ResponderExcluirAdorei ler isso, foi um post muito inspirador e espero que esteja bem!
Ótima semana!
Oi, querida!
ResponderExcluirQuanta saudade... o tempo anda muito corrido e hoje vim colocar em dia minha leitura e ler estes teus posts cheios de beleza e sentimento.
Sabe, fico pensando: se eu tivesse que descrever você com uma palavra seria "doçura"...
Desejo a você uma semana cheia de paz!
Bjs.
Juju, que lindo, que os caminhos sempre levem aos nossos sonhos, caminhos tranquilos, sonhos doces, sorriso no rosto.
ResponderExcluirte deixo mil beijos e um puxão de orelha pq n fala mais comigo. snifff :(
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir...
ResponderExcluirJuliana,
Faça o melhor possível
nesta caminhada.
Meu beijo.
...
Olá,
ResponderExcluirVc falou do seu pai e eu concordo inteiramente que ele está bem assim com o meu que se foi há 9 meses...
Eles nos protegem de onde estão...
Abraços fraternos
Olá, sou Roselia, o login saiu errado... desculpe-me!
ResponderExcluir